HIT e HIIT | Treino de alta intensidade | Cris Magaldi #RadarCarioca

04 outubro 2016
Olá Meus Amores, tudo bem com vocês?

Mais uma post em parceria com o Radar Carioca e o tema de hoje é Saúde! 
No post anterior do projeto, eu falei dos benefícios do Pilates, que apesar de ser um exercício que precisa de muita força, equilíbrio e preparo físico, comparado ao assunto de hoje, ele é mais bem leve!

Muito se fala em diminuir a gordura corporal com treinos rápidos! Essa é a principal proposta do programa de emagrecimento que engloba os treinos HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade) e HIIT (High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade), uma combinação de atividades cardiovasculares e neuromusculares com o objetivo de emagrecimento com segurança e eficiência!

Antes de tudo, peço que falem com os seus médicos e com os profissionais da área, antes de começarem a fazer esse tipo de exercício! Alimentação, preparo físico e mental são pontos extremamente importantes para essa prática!



Segundo o doutor Luiz Carlos Carnevali Junior, o método vem ganhando cada vez mais adeptos entre aqueles que estão em busca de um corpo saudável. 
De acordo com o especialista, o HIT e HIIT elevam o metabolismo e favorecem o emagrecimento, fazendo com que o corpo continue reduzindo calorias por algumas horas depois dos exercícios, uma vez que as atividades de alta intensidade proporcionam um aumento considerável da taxa metabólica.
“O indivíduo passa a gastar mais calorias à base da própria gordura, não apenas no período do treino, mas durante as 24 horas do dia, simplesmente para manter o seu corpo em funcionamento, explica Carnevali. “Esse é um método de atividade que consiste em intervalos ativos ou passivos. O que faz a pessoa emagrecer é a resposta do seu organismo ao estímulo do treino”! Ou seja, o treino é duro, pesado, com poucas repetições, o que gera uma resposta mais rápida e melhor do corpo!



Ao contrário do que se pensa, após um pequeno período de adaptação, os treinos HIT e HIIT podem ser praticados por qualquer pessoa, já que a intensidade é relativa ao nível de aptidão física de cada um!
Por exemplo, o HIIT pode ser realizado em uma área livre, com uma TV instalada, na qual os participantes podem acompanhar as orientações para diferentes treinos.  Já o HIT é executado nas esteiras e oferece quinze fichas com sugestões de treinos, que atendem as pessoas com diversos níveis de condicionamento físico, desde o iniciante até o atleta profissional, e que buscam o emagrecimento.
               

Três motivos para apostar no HIT e HIIT:
  • Aumenta o metabolismo basal
Os treinos HIT e HIIT são capazes de aumentar o consumo de oxigênio e o volume de massa muscular. Ou seja, aumentam a quantidade de energia gasta pelo corpo para manter suas funções básicas durante todo o dia.
  • Maior gasto calórico, redução de gordura corporal
Durante uma atividade de alta intensidade, aumenta-se a necessidade de oxigênio e isso cria um débito que será reposto durante o período de intervalo. Ou seja, mesmo nos momentos de recuperação o corpo continua reduzindo uma maior quantidade de calorias e gorduras corporais.
  • Melhora da capacidade neuromuscular e cardiorrespiratória
O treino HIT, praticado na esteira da academia, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. Já o HIIT é uma proposta de treinamento que aumenta a resistência muscular.

Espero que tenham gostado das dicas e volto a repetir, procure o seu médico ou algum profissional da área, que possa te orientar e te adequar para o melhor exercício ;)


Agora, aproveite também para conferir os
posts das outras Blogueiras que estão participando desse projeto!


Clique no nome de cada Blogueira e confira o post!

Claudia Speroto - Por que comer pipoca faz bem a saúde?
Claudiane Paes - Os benefícios do limão pela manhã
Cristina Magaldi - Você acabou de ler!
Dafne Dias - Como desviciar do remédio do nariz
Flavia Antunes - 9 dicas para previnir o cancêr de mama
Julia Carvalho - Cosméticos Artesanais
Maressa Leite - Os benefícios do Step para a saúde
Monique Bittencourt - O reflexo dos pais na saúde mental dos filhos


Beeeeijos e até a próxima!



Sobre a Smart Fit
Com apenas 7 anos de atividades, a Smart Fit Academias conta com mais de 290 unidades espalhadas em mais de 10 estados brasileiros e Distrito Federal, além de presença no Chile, México e República Dominicana. Com uma proposta de democratizar o acesso a prática de atividade física e promover uma mudança de comportamento nas pessoas, a Smart Fit conta com valores acessíveis a partir de R$ 59,90, mensais, no Brasil.
Mais informações em 
www.smartfit.com.br

5 comentários:

  1. Cris, preciso tomar vergonha na cara e começar a me exercitar... Essa é uma ótima opção!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  2. Admiro quem tem pique pra treinar alta intensidade. Quero retomar minhas caminhadas.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Entrei pros treinos de Crossfit há duas semanas e estou adotando essa mudança de vida. Gosto muito da parte de alta intensidade!

    ResponderExcluir
  4. Ja tinha lido sobre esses exercicios, mas nunca fiz. Ja fiz crossfit, funcional, spinning, corrida e academia normal. O meu favorito é spinning. To querendo voltar pq to muito parada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia estas denominações e exercícios, tenho gostado bastante de crossfit e gostaria muito de começar um treino destes.
    Charme-se

    ResponderExcluir