Vida Organizada | Resenha

10 janeiro 2015
Olá Meus Amores, tudo bem com vocês?

Em pleno sábado e dia do meu aniversário (SIIIM, faço niver hoje!!) e eu postando no Blog?!! É, eu acho que estou amando isso daqui e sei que devo melhorar, e muito, em alguns quesitos que envolvem o Blog, tipo as fotos, as edições das fotos, o texto, alguns fatores da programação, etc...
Eu estou tentando focar primeiro nas postagens e depois ampliar as alterações daqui!! E sei que tudo tem o seu tempo, então estou, por enquanto, tranquila e aprendendo tudo que envolve esse mundo graaaande e mágico dos Blogs! rs

Pois bem, não é sobre isso que vim "falar" e já adianto que estou um pouco nervosa/tensa porque é a primeira vez que faço resenhas de livros por aqui e vejo isso como um coisa muito importante! Primeiro porque escrever sobre um assunto assim acho mais difícil (nessas horas sinto saudades do meu Canal rs) e segundo porque estou falando sobre um assunto novo para mim que é ler!
Já li alguns livros na minha vida, mas tem muito tempo que não leio  e também nunca precisei passar para uma outra pessoa o meu ponto de vista e se passei, não foi escrevendo (o que complica e muito)! 



Quem me acompanha pelas redes sociais, viu que estou lendo o livro Vida Organizada da escritora/blogueira/mãe/pessoa organizada (hahaha) Thais Godinho! Achei ela bem legal (lendo o liro dela, é claro!) e também achei ela bem abrangente, pois trata de vários assuntos que abordam um tema principal que é a organização das nossas coisas. Mas não só coisas no sentido concreto, mas coisas no sentido abstrato também (sentimentos, ações, sonhos,...) e abrange em todos os planos das nossas vidas, como: pessoal, familiar, trabalho, casa,...

O livro é dividido por 8 capítulos mais a introdução e o epílogo! Uma coisa que achei bem interessante, são as atividades que ela nos propõe a fazer em alguns capítulos, se não todos! Confesso que no primeiro (principalmente) e no segundo capítulo (já nem tanto) eu estava fazendo por fazer, mas também não deixava de fazer e pensava um pouco sobre o assunto! Do terceiro capítulo em diante fazia todos e comecei a ler melhor o livro e a pensar melhor sobre as situações!
O fato de eu estar parada, sem poder fazer as minhas coisas normalmente, me prejudicou um pouco, porque alguns assuntos é sobre metas, sonhos e confesso que muita coisa na minha vida está mudando, mas tentava não focar nesse assunto (na verdade, no meu presente) e tentava focar em situações melhores e tentava abranger os meus sentimentos e os meus pensamentos!

Nessa resenha vou resumidamente "falar" o que achei de cada capítulo e no final escrevo a minha conclusão!
Vamos lá ;)

Capítulo 1 - Por onde começar quando tudo está um caos?
Iniciar a leitura de um livro com esse assunto é até instigante, né? Pois bem, esse por ser o primeiro capítulo abrange um pouco mais do assunto do livro, mas a Thais vai bem leve, "começando do começo" e tentando chamar atenção do leitor!
Nesse capítulo ela fala um pouco sobre o dia a dia, sobre as coisas que gostamos e que não gostamos, sobre prioridades, funcionalidade e metas! Parece que em um capítulo já falou sobre o livro todo, mas não porque como disse é tudo inicial e nesse capítulo tem muitas atividades que vão abrindo o caminho e os pensamentos sobre a vida e a realidade.




Capítulo 2 - Como alcançar nossos objetivos?
Aqui o foco é direcionar as nossas metas, objetivos e sonhos para que todos aconteçam conforme planejamos, mas que o nosso planejamento seja de fato coerente e que vingue no resultado que queremos ter!
E nesse capítulo o foco é começar o planejamento da organização!

Capítulo 3 - Pausa para começar a destralhar!
Então, é aqui onde eu começo a dar foco no livro, porque depois que passei do capítulo 2, intensifiquei a leitura e me focava quando lia!
Nele você aprende a se desfazer daquilo que não quer e para chegar nesse ponto de saber o que você não quer, a escritora vai orientando e guiando por um caminho muito simples e difícil ao mesmo tempo, mas nada impossível!
Ela faz muitas listas de dicas, orientando o que deve-se fazer ou não e isso é uma das coisas que ajudam a nos dar uma luz!




Capítulo 4 - Começando a criar rotinas
Esse é um dos capítulos que mais gostei, porque pensava que tinha as minhas rotinas e que elas eram bem feitas, porém lendo esse capítulo conclui que não e que havia formas tão mais básicas, e que eu mesma conhecia, mas que não optava por ele por inúmeros motivos! Confesso que para me habituar a isso virar uma rotina vai ser complicado, mas se eu não tentar, nada vai acontecer!
Mas também foi nesse capítulo que observei que o livro é um pouco mais voltado para quem cuida da organização da casa, do filho, do marido ou para quem mora sozinha (o)! No meu caso, eu moro com a minha família, ajudo em algumas coisas da casa, mas a minha Mãe é a pessoa mais responsável por isso. Então talvez o livro seja mais voltado para ela (ou que tem uma vida parecida com a dela), que trabalha, que tem vida pessoal, que cuida da casa, que viaja, etc...entendem? 

Capítulo 5 - Agenda, compromissos e tarefas: manual do usuário
Esse parece ser um capítulo fácil de lidar e entender, mas vou logo adiantando que não (pelo menos no meu caso)! Primeiro porque nele você aprende a dividir as suas tarefas do dia, semana, mês e ano! Segundo que você aprende a colocar cada situação/evento em uma determinada prioridade da vida! Terceiro que  você toma a visão de como é organizar a vida de acordo com essas situações/eventos e ainda associa eles a sua rotina! Enfim...é um "samba do criolo doido" (hahaha, gíria da família), mas que no final você consegue ir entendendo e se organizando!
Nele a Thais da dicas de como se organizar e onde se organizar e ela vai dando dicas para priorizar assuntos e tarefas tanto na agenda, e/ou bloco, e/ou caderno e e-mail!

Capítulo 6 - Casa em ordem, mente sã
Nesse capítulo eu consegui "concluir" (coloco apas porque nada nessa vida se chega a uma conclusão final desse jeito!) que o livro é mais voltado para aquele público que comentei no 4º capítulo! Mas também vou confessar que nesse capítulo eu fiquei com muita vontade de sair de casa, morar sozinha e fazer as minhas rotinas de pessoa que trabalha, se diverte e cuida da casa! Sinceramente, fiquei com vontade de ter essa rotina! Mas também sei o quão complicado é e o quanto preciso pensar muito em como fazer isso da melhor forma possível, até porque é claro que um dia (e espero que em breve) eu vou morar sozinha!
Mas é nesse capítulo que a Thais dá dicas para quem cuida da casa, para se organizar, para arrumar um jeito de cuidar de tudo sem ser ao mesmo tempo e da melhor forma, para que nós não sacrifiquemos um dia, mas que todo dia a gente possa, de pouco em pouco, arrumar a casa sem prejudicar o nosso trabalho, a nossa vida pessoal e tudo mais.
Nele ela da dicas bem úteis e fáceis para organizar a casa, para priorizar as coisas, arrumar a bagunça e lista dicas de decoração que são práticas!

Capítulo 7 - Como destralhar sua checklist do trabalho
Esse foi um outro capítulo super legal, com dicas bem úteis e fáceis para a nossa rotina de trabalho, principalmente para quem trabalha fora/escritório!
Normalmente, surgem aqueles imprevistos do trabalho e coisas que nos tiram do nosso foco e é justamente o que a Thais nos ensina é a definir melhor a nossa rotina de trabalho, a dar foco naquilo que precisa e a deixar de lado aquela preguiça ou aquela "fuçada" intensa nas nossas redes sociais e aplicativos do celular!
Ou seja, para quem trabalha fora e lida com muitos stresses diários, ou que é muito desorganizado na mesa, ou que vive com aquela preguiça de trabalhar, esse é o seu capítulo!

Capítulo 8 - 1, 2, 3: é só começar!
E por fim damos aquela revisada em tudo que nos foi passado e é nesse capítulo que a Thais nos chama atenção de verdade, nos colocando para pensar bem sobre o nosso passado, presente e principalmente futuro, o que é completamente diferente do capítulo 1 que ela começa devagar, com algumas pontuações!
Ela dá dicas para você pensar melhor nos seus objetivos e motivações, para você não pensar se é segunda, terça,..sexta, mas para trabalhar e fazer as suas coisas da melhor forma possível independente do dia e no por que você realmente precisa se organizar, por mais que não goste ou por mais que nunca tenha sido organizado!


Então, a minha conclusão é a seguinte: eu gostei do livro e indico sim, mas fui gostando e tendo o sentimento de indicá-lo no decorrer da leitura do livro! 
Não são todos os capítulos que eu gostei ou que me identifiquei, mas algumas coisas que eram ditas pela escritora eu não só me identificava como realmente achava inteligente, sábio e importante!
Como eu disse, na minha opinião esse livro tem um público bem direcionado, porém qualquer pessoa pode ler, visto que possui algumas dicas bem legais para serem compreendidas e seguidas!
Eu sou uma pessoa organizada, mas eu lia o livro e olhava para um canto do meu quarto e pensava "ali tem coisas que preciso me desfazer", "nem sei o que tem dentro daquela caixa, preciso arrumar" ou "caramba, olha esse armário, que bagunça", e não só em organização das minhas coisas, mas em organização das minhas tarefas, do meu trabalho, das coisas que quero para o meu futuro...ia pensando em tudo!!!


E é isso meus amores! Gostaram?
Preciso que vocês comentem, dizendo o que acharam, se gostaram, se entenderam, enfim..preciso da opinião de vocês :)
Sei que o texto ficou grande, mas com o tempo (claro, volto apenas se vocês tiverem gostado) vou melhorando esse quesito e vou adaptando!
Um suuuupeeer beeeijo e até a próxima!

PS: Thais Godinho tem um Blog que é muito legal e para quem quiser conhecê-la melhor e ver o que ela tem para ensinar, clique aqui ou aperte nesse link -> http://vidaorganizada.com/

2 comentários:

  1. Oii, amei a resenha!!! ^^
    Esse livro parece ser muito bom, me deu vontade de lê-lo agora!
    Feliz Aniversário atrasado ^^

    Beijoss http://imaginandomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rakel, obrigada pelos parabéns!!!
      E que bom que gostou da resenha!!! O livro é muito bom sim e super indico ;)
      Beeeijos e até a próxima!!!

      Excluir